segunda-feira, 8 de junho de 2009

MARKETING X PUBLICIDADE




O que é marketing? O que é publicidade?

Um assunto repleto de controvérsias mas as verdades são que marketing é o mesmo que estratégias que somadas trazem o resultado esperado para uma empresa, para um produto, ou para uma pessoa (artístas, políticos etc.). Publicidade é uma ferramenta usada pelo marketing, que unida às outras estratégias do profissional de marketing pode ser alcançado o objetivo planejado, ou seja, o ponto de chegada alcançado pelo marketista!


A publicidade fica responsável por parte de uma percentagem das estratégias do marketista, o publicitário recebe do profissional de marketing o briefing para colocar em público através da mídia gráfica, radiofusora ou televisiva o projeto criado por ele. O que é briefing? Briefing é o roteiro a ser seguido.


Quero esclarecer tudo isto pois semana passada recebi em meus emails particulares uma notícia vinda o site o mundo do marketing (www.mundodomarketing.com.br), que mais uma vez o projeto de lei para legalizar o profissional de marketing no Brasil foi retirado de pauta, pelo motivo de existir partes no projeto que não estão claras quanto a diferença do marketing e publicidade!!!


Então eu li e achei de extrema importância, escrever esse texto de simples leitura para se fixar com clareza as diferenças de ambas profissões.


Esse projeto de lei é muito importante para nós profissionais de marketing, pois existem pessoas trabalhando com essa ferramenta sem terem graduação na área, tirando a oportunidade de trabalho dos que esforçadamente formaram-se em uma faculdade, para exercer a profissão desejada. Venho expressar toda a ansiedade que nós "marketistas", temos de tudo isso ser legalizado o mais rápido e esclarecedor possível, que os doutores na área ajudem nossos legisladores a diferenciar nos textos do projeto as duas profissões para de uma vez por todas tomarmos posse do que é nosso. Desde já, eu profissional de marketing Tatiana Lira, agradeço o empenho de todos meus colegas de profissão e convoco a todos a continuarem lembrando através dos emails da Câmara dos deputados e do Senado Federal a todos os legisladores que essa lei precisa ser votada o mais rápido possível.


Para consultorias e trabalhos envolvendo marketing entre em contato comigo através de meu email: tatitisidikeno@hotmail.com.