quarta-feira, 20 de outubro de 2010

O PODER DO MARKETING POLÍTICO


É as eleições estão quase acabando, faltam poucos dias para findar o segundo turno e muito pudemos aprender sobre o poder do marketing político.
Já ouvi alguém dizer "na política só falta boi voar!", acredito que no marketing político.
Como os livros nos ensinam existem 3 poderes, o legislativo, o judiciário e o executivo; porém devemos concordar que existe o quarto poder! É, o quarto poder!
O quarto poder manipula sutilmente, dirige silenciosamente as opiniões e decisões eleitorais; o quarto poder é o poder da COMUNICAÇÃO.
Esse poder a cada momento está mais forte, a cada dia ganha mais força, através do avanço das tecnologias, da internet, dos blogs, sites enfim tudo que gira em torno da comunicação.
Para fortalecer essa teoria, compartilho convosco a história a candidatura de um dos senadores da república recém eleito BENEDITO DE LIRA (afirmo que não tenho ligação nenhuma com ele, nem familiar, nem amigável, nem sequer ao menos votei nele). Benedito de Lira como antigamente era conhecido aqui em Alagoas nunca tinha se candidatado ao cargo de Senador da república, até porque existiam nomes fortes como RENAN CALHEIROS, HELOÍSA HELENA E OUTROS, porém Benedito de Lira, hoje conhecido graças ao poder do marketing político como BIU DE LIRA OU SOMENTE BIU, decidiu disputar o cargo de SENADOR DA REPÚBLICA POR ALAGOAS. Será que ele foi pretencioso, ou creu que através do investimento em MARKETING poderia alcançar o tão sonhado cargo?!
Não sei qual foi o motivo motivador do "BIU", porém ele alcançou quase um milhão de votos sendo o maior senador eleito por ALAGOAS no PLEITO DESSE ANO CORRENTE, OU SEJA 2010, ganhou de nomes consagrados na política alagoana e brasileira como HELOISA HELENA E RENAN CALHEIROS, EM QUANTITATIVOS DE VOTOS!
Mais você deve estar se perguntando qual foi ou quais foram as estratégias usadas para ele chegar a essa posição? Eu respondo, a princípio não havia tantas empolgações, mais devido o prefeito de Maceió "CÍCERO ALMEIDA", estar sempre chamando O BENEDITO, de Biu, nas rádios e em todos os momentos quando ele se referia ao deputado federal Benedito de Lira, tornava o mesmo assim mais popular aos ouvidos dos eleitores alagoanos e o marketeiro RUI FRANÇA conseguiu captar essa deixa então se utilizou dessa para popularizar o anterior deputado federal Benedito de Lira e tornou-o conhecido como BIU, e o caiu no gosto popular de uma vez por todas foi a música seguida com a dança do Biu que o mesmo a desenvolvia em suas aparições durante a campanha eleitoral.
Verdadeiramente o que eu aprendi com meus bravos professores na faculdade de marketing tem sido concretizado como meio de alcance para muitos " a popularidade" de algo ou alguém.
Mais ainda existem políticos e empresas que não querem investir em marketing, para esses e essas deixo meu lamento e ao mesmo tempo meu incentivo para que contratem profissionais de marketing para alavancar sua imagem e assim popularizá-la.


Ass. Tatiana Lira Silva (Gestora de Marketing)